domingo, 16 de janeiro de 2011

Taiobeiras avança na preservação do Patrimônio Histórico e Arquitetônico

http://i236.photobucket.com/albums/ff289/diegoshark/Taiobeiras/mercado.jpg

Dois monumentos históricos de Taiobeiras tiveram o tombamento municipal reconhecido e, desta forma, ganharam mais uma medida de apoio em matéria de preservação: o Mercado Municipal Lúcio Miranda (foto acima)e o Santo Cruzeiro dos Martírios, este último localizado na Praça Abel Costa Araújo, no bairro Santo Cruzeiro.

O tombamento é a preservação de bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e afetivo para a população por meio de um ato administrativo (um decreto) realizado pelo Poder Público, que determina que certos bens serão objeto de proteção permanente e especial. Pode ser feito nas três esferas de poder: federal, estadual e municipal, sendo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) o órgão da União responsável pelo tombamento em nível federal, os institutos de patrimônio histórico e artístico em nível estadual e, no caso dos municípios, as prefeituras que possuem órgãos semelhantes também podem tombar um bem por meio de órgãos municipais de mesma natureza ou por meio de leis específicas ou pela legislação federal.

Em Taiobeiras a decisão foi tomada pelo COMPAC - Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, após longo estudo, e confirmada pela Prefeitura. O primeiro objetivo desta medida é viabilizar projetos que ajudem a manter vivo o patrimônio cultural. O Mercado Municipal já passou por reformas e adequações, mas o complexo do Santo Cruzeiro dos Martírios (que resgata a religiosidade e a luta de um povo contra a seca, nas promessas e sacrifícios ali executados anos a fio) vem tendo uma atenção mais amiúde da Prefeitura. O projeto para a urbanização da praça, preservando todo o complexo, já está pronto. Agora, a Prefeitura está buscando o dinheiro para tornar essa obra uma realidade.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário