sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

20 comunidades rurais querem se separar de Rio Pardo de Minas - Taiobeiras seria seu novo município

http://i236.photobucket.com/albums/ff289/diegoshark/Taiobeiras/TaiobeiraseRioPardodeMinas2.jpg
As 20 comunidades rurais estão a 4 km da cidade de Taiobeiras
A Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembléia Legislativa de Minas Gerais realiza uma audiência pública com o objetivo de debater a situação das comunidades pertencentes a Rio Pardo de Minas, no Vale do Jequitinhonha/norte de Mnas que utilizam os serviços públicos custeados pelo município vizinho de Taiobeiras.

A audiência será em Rio Pardo de Minas, na sede da Cooperativa de Agricultores Familiares da Fazenda Santa Maria (Av. Domingos Português, nº 1.093 - Cidade Alta), às 9 horas. O requerimento é do deputado estadual Paulo Guedes (PT).
Cerca de 20 comunidades rurais que pertencem a Rio Pardo de Minas pretendem discutir a viabilidade da área em que residem ser anexada a Taiobeiras, deixando de integrar o território daquele município. A população alega que as comunidades, compostas por aproximadamente 2 mil pessoas, encontram-se a quatro quilômetros de distância da sede de Taiobeiras e a 50 quilômetros de Rio Pardo de Minas.

Devido à proximidade, os habitantes afirmam que usufruem de toda a infraestrutura e da prestação de serviços públicos essenciais (transporte, escolas, saúde, saneamento básico) do município de Taiobeiras, o que justificaria a mudança administrativa.

Autoridades convidadas
Foram convidados a participar do debate o prefeito e o presidente da Câmara de Rio Pardo de Minas, Antônio Pinheiro da Cruz e José Maria Ferreira dos Santos; o prefeito e os vereadores de Taiobeiras, Denerval Germano da Cruz, Vítor Hugo Teixeira (presidente da Câmara) e Wilson da Silva; a chefe da Unidade Estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Maria Antônia Esteves da Silva; e a diretora-geral do Instituto de Geociências Aplicadas (IGA), Cláudia Lúcia Leal Werneck.

http://i236.photobucket.com/albums/ff289/diegoshark/Taiobeiras/TaiobeirasnonortedeMinas.jpg
Taiobeiras está porção azul-claro do mapa de Minas

Comissão ouviu comunidades
A reunião de hoje é o desdobramento de outra audiência realizada pela comissão em junho deste ano, em Taiobeiras. O deputado Paulo Guedes (PT), que também solicitou o debate anterior, acredita que essa é uma oportunidade de esclarecer a situação em que se encontram os moradores das comunidades e buscar uma solução para o problema.
Confira aqui: comunidades-de-rio-pardo-de-minas
Naquela ocasião, destacou a necessidade de fazer tudo com muita discussão e envolvimento das duas cidades, lembrando que a atual divisão territorial é uma herança histórica e qualquer solução sempre acarretará perdas para um dos lados.
O discurso da mudança com responsabilidade também foi destacado pelos prefeitos na audiência de junho, assim como pelos vereadores dos dois municípios.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário