sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Estado busca promover trocas de tecnologia para o Norte de Minas

http://i236.photobucket.com/albums/ff289/diegoshark/Taiobeiras/taiobeiras.jpg
Gil Pereira, ao centro, durante reunião com membros da delegação em Montes Claros

O secretário de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas, Gil Pereira, recebeu, nessa quinta-feira (17), uma delegação de Montes Claros para tratar de um termo de cooperação técnica entre o sistema Sedvan/Idene e o Instituto Nacional de Tecnologia Industrial (Inti), da Argentina.

Durante a reunião, a delegação pontuou a importância da transferência de tecnologia solidária, através de projetos que possam viabilizar o acesso às tecnologias de baixo custo, que permitam à população carente acesso a tratamento de qualidade.

No prazo de 30 dias, a delegação apresentará o projeto para dar início ao termo de cooperação técnica. Esse projeto propiciará a construção de uma rede solidária para a transferência de tecnologia, que terá o objetivo de solidificar essa rede no Brasil e fazer de Montes Claros um polo, referência na América do Sul.

Da comitiva, participaram Edgardo Cárceres, do Instituto Nacional de Tecnologia Industrial (Inti); Alexandre Ramos, presidente da Cooperativa de Crédito do Norte de Minas Ltda. (Credinor); Antônio Henrique Sapori, diretor da Associação Comercial e Industrial de Montes Claros; Márcia Versiane, da Agência de Desenvolvimento da Região do Norte de Minas Gerais (Adenor); e Geraldo Guedes, da Universidade Estadual de Montes Claros(Unimontes).

Inti

O Inti é um grande centro de desenvolvimento e difusão de tecnologias avançadas para o segmento profissional. O Objetivo principal do instituto é criar tecnologias e equipamentos que melhorem a qualidade de vida da população mais carente.

Atualmente, o Inti realiza, na Argentina, com o suporte tecnológico de institutos da Espanha e suporte investigativo de institutos dos Estados Unidos, reconhecido trabalho na área da plasticidade neuronal, ou seja, na recuperação motora e intelectual de pessoas que apresentam deficiências nessas áreas. Eles criaram aparelhos nacionais, funcionais e portáteis, baixando os custos do tratamento na área, assim como permitindo diagnóstico preventivo visual, auditivo e buço dental.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário