quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Taiobeiras intensifica "Salto da Educação"

http://i236.photobucket.com/albums/ff289/diegoshark/Taiobeiras/Educao_Taiobeiras.jpg
http://i236.photobucket.com/albums/ff289/diegoshark/Taiobeiras/Educao_Taiobeiras2.jpg

Dois eventos ocorridos esta semana mostram a intensificação dos trabalhos de todas as pessoas envolvidas com o tema e a abertura de um novo cenário para a educação, em Taiobeiras. O primeiro, na noite de terça-feira, 20/09, deu início às aulas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), no polo presencial instalado na cidade (anexo à Escola Municipal João da Cruz Santos) com toda a estrutura necessária para o desenvolvimento das aulas presenciais e semi-presenciais (inclusive com laboratórios).

Com a aula inaugural, que contou com a presença do Vice-Reitor da UFVJM, professor doutor Donaldo Rosa Pires Júnior (em pé, nas fotos acima) e do diretor de Ensino a Distância da Universidade, professor Eduardo Gomes, além das autoridades municipais, o ensino superior gratuito passa a ser realidade em nossa cidade e vai abrir, todos os anos, cerca de 200 vagas para os cursos de licenciatura em Física, Química e Matemática e de bacharelado em Administração Pública. As quatro primeiras turmas já estão estudando, o que significa a formação de novos profissionais do ensino para a região.

Outra novidade esteve à mostra no segundo evento: a reunião promovida pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com a parceria da Secretaria de
Estado de Educação, na tarde desta quinta-feira, 22/09, na Cidade Administrativa (sede do Governo), em Belo Horizonte. Além dos secretários Nárcio Rodrigues, de Ciência e Tecnologia, e Ana Lúcia Gazzola, de Educação,estiveram presentes o Reitor da Unimontes - Universidade Estadual de Montes Claros, João dos Reis Canela, e prefeitos e representantes dos 13 municípios mineiros que vão abrigar as escolas do programa Brasil Profissionalizado.

Desenvolvido na região pela Unimontes, com recursos públicos federais e estaduais, o programa prevê a construção de um moderno complexo educacional voltado para o ensino profissionalizante. Taiobeiras é uma das 13 cidades que serão beneficiadas, neste projeto que vai contar com mais de R$ 76 milhões em recursos e, em cada escola, envolverá a formação de cerca de 1200 alunos a cada ciclo.
http://i236.photobucket.com/albums/ff289/diegoshark/Taiobeiras/Educao_Taiobeiras_4.jpg
A reunião de quinta-feira (fotos acima) abriu espaço para o próximo passo, que é a abertura do processo de licitação para a construção das escolas.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário