domingo, 3 de agosto de 2008

Personalidades distintas

1. Martinho Antônio Rêgo

Nascido em 1851 no estado da Bahia, o tropeiro Martinho Rêgo foi um personagem fundamental na história de Taiobeiras. Decidiu estabelecer residência no povoado nascente, abrindo a primeira loja de tecidos. Morreu assinado em 23 de setembro de 1911 por um homem conhecido como Quinca Roxo.

2. João Rego

João Rego foi uma figura importante na história de Taiobeiras. Filho de Martinho Rego, nasceu em Caculé (BA) em 1888. Dono de numerosos imóveis, doou lotes para entidades diversas e foi um dos fundadores da Cooperativa dos Produtores Rurais de Taiobeiras, tendo sido seu primeiro presidente. Junto com Trajano Americano Mendes, foi um dos responsáveis pela construção da estrada para Salinas. Foi um dos responsáveis pela introdução do espiritismo em Taiobeiras, tendo doado o terreno para a construção da sede do Centro Espírita Fé, Amor e Caridade, hoje Casa Espírita Allan Kardec.

3. Lindolfo Araújo Moreira

Por volta de 1934 mudou-se para Taiobeiras o professor Lindolfo Moreira, que abriu uma escola primária (1ª a 4ª série) na sua própria casa, que ficava na rua Larga, atual avenida da Liberdade, onde hoje é o Supermercado Bom Preço. O seu trabalho teve grande importância para Taiobeiras. A maioria dos alunos era do sexo masculino e muitos vinham das fazendas para estudar nesta escola. Posteriormente transferiu o estabelecimento para um salão que havia na esquina das ruas Larga e Bom Jardim.

4. Maciel Rego

Outro filho de Martinho Rego, Maciel Rego nasceu em Taiobeiras e foi um dos homens mais cultos que a cidade já conheceu. Maciel percorria a região tirando fotografias e era autodidata na arte de tocar violino. Foi um dos que lutaram pela emancipação política de Taiobeiras. Teve numerosos filhos e filhas, sendo que uma delas, Eusa Rêgo, tornou-se arquiteta da prefeitura de Lisboa, em Portugal.

5. Trajano Americano Mendes

Nascido em 13 de agosto de 1888, Trajano Mendes foi uma das personalidades mais influentes na história local. Tinha grande amor por Taiobeiras e lutou pelas suas grandes causas. Foi um dos grandes responsáveis pela sua emancipação política e empenhou-se também na construção de estradas que foram importantíssimas para o desenvolvimento do município.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário