domingo, 3 de agosto de 2008

Fatos Históricos

1924: O povoado é elevado à condição de distrito do município de Salinas

1953: Emancipação política.

1954: Instalação do município e posse, em 1º de janeiro, de Lídio Ituassu como intendente (administrador) municipal, nomeado pelo então governador do estado, Juscelino Kubitschek de Oliveira.

1954: Em julho, assume o novo intendente: Oswaldo Costa, conhecido como Vadim Costa, que ficou no cargo até janeiro de 1955.

1955: Por iniciativa de Vadim Costa, foi construído o primeiro sistema de distribuição de energia elétrica de Taiobeiras, a partir de uma pequena barragem construída no rio Grama, no sítio conhecida como Tocão. A energia era disponibilizada durante duas horas diárias, das 19 às 21 horas.

1955: Posse do primeiro prefeito eleito, Lúcio José Miranda, que administrou o município até 1959. Lúcio Iniciou a construção do atual mercado municipal e abriu a estrada para Mirandópolis. A estrada foi aberta na base de ferramentas como o enxadão, a foice e a picareta.

1956: Realização da primeira Festa de Maio de Taiobeiras, organizada por iniciativa de Frei Juncundiano.

1958: Uilton Costa Mendes foi eleito para o seu primeiro mandato como prefeito de Taiobeiras nas eleições de 3 de outubro, tendo como vice Ageu Almeida.

1959: Posse de Uilton Costa Mendes em 31 de janeiro. Uilton concluiu a construção do mercado Municipal e adquiriu um gerador a diesel que permitiu a melhoria e ampliação do sistema de fornecimento elétrico na cidade. Estradas foram abertas e escolas construídas.

1962: Eleição de Lúcio José Miranda e Oswaldo Lucas Mendes como prefeito e vice, respectivamente.

1967: Posse de Uilton Costa Mendes (segundo mandato) e Isalino Miranda Costa como prefeito e vice.

1971: Posse de Isalino Miranda Costa e Renato Almeida, como prefeito e vice, respectivamente. Isalino saneou as contas da prefeitura. Deu início ao calçamento de ruas centrais e ao processo de arborização da cidade. Deu início aos convênios que possibilitaram, posteriormente, a atual eletrificação da cidade e a construção do sistema de tratamento e distribuição de água.

1973: Uilton Costa Mendes toma posse no seu terceiro mandato como prefeito de Taiobeiras. Joel da Cruz Santos é lançado na política como seu vice. Esta administração faz um trabalho notável para criar a comarca de taiobeiras.

1974: Fundado o Grupo Beija-Flor, o primeiro grupo de jovens de Taiobeiras.

1976: Eleição de Joel da Cruz Santos para prefeito de Taiobeiras, tendo Geraldo Sarmento de Sena como vice. Joel venceu a eleição por uma margem de apenas 246 votos disputando com Jorge Luiz Mendes, que era apoiado por Teófilo Mendes.

1979: Em 29 de setembro foi Instalada a comarca, na administração de Joel Cruz. Todo o trabalho que culminou na instalação da comarca em Taiobeiras foi feito por Uilton Costa Mendes com o apoio do deputado estadual Cícero Dumont.

1979: Fundação da ACIT – Associação Comercial e Industrial de Taiobeiras.

1982: Eleição Municipal que dá a Geraldo Sarmento de Sena a condição de prefeito de Taiobeiras. Geraldo venceu a eleição por uma margem de apenas 270 votos, disputando com Jorge Luiz Mendes.

1983: Toma posse o oitavo prefeito de Taiobeiras, Geraldo Sarmento de Sena. A biblioteca pública municipal foi implantada nesta administração.

1983: Abertura do posto do Banco do Brasil na cidade, posteriormente transformado em agência.

1989: Joel da Cruz Santos é eleito para o seu segundo mandato, tendo o médico José Costa de Araújo como vice.

1993: Toma posse a primeira prefeita de Taiobeiras, Maria Matos de Sena, esposa do ex-prefeito Geraldo Sarmento de Sena, tendo Donato Rodrigues da Silva como vice.

1994: Inauguração da agência do Banco Bradesco em Taiobeiras, no dia 5 de outubro.

1997: Joel da Cruz Santos toma posse para o seu terceiro mandato, tendo como vice João Emílio Arifa Silva.

1997: Por determinação da justiça, o número de vereadores da Câmara Municipal é reduzido de treze para nove.

2001: Reeleito, Joel da Cruz Santos toma posse pela quarta vez e permanece no cargo até o ano de 2002, quando renuncia para candidatar-se a deputado estadual.

2001: Inaugurado o primeiro provedor de acesso à internet em Taiobeiras, BTS On line, o primeiro do Alto Rio Pardo.

2002: Com o afastamento de Joel, o vice-prefeito, João Emílio Arifa Silva assume a prefeitura.

2004: O candidato Denerval Germano da Cruz supera João Emílio, elegendo-se prefeito de Taiobeiras.

2005: Denerval Germano da Cruz e o vice Antonio Barros Barbosa (Toninho Kembéu) assumem a prefeitura de Taiobeiras.

2005: Criação a FERARP (Feira Regional do Alto Rio Pardo), que já é uma das maiores feiras de negócios do norte de Minas. É realizada anualmente, durante a Festa de Maio.

2006: Implantado em Taiobeiras o Projeto Sentinela. Pela primeira vez na história da cidade, uma administração municipal enfrenta o problema da prostituição infanto-juvenil de frente, assumindo uma postura francamente favorável às vítimas de abuso sexual.

2006: A final da Copa Inter TV de Futsal é realizada em Taiobeiras. É a primeira vez que isso acontece fora de Montes Claros.

2006: Inaugurada a subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Taiobeiras.

2006: A Câmara Municipal aprova o plano diretor de Taiobeiras, apresentado pelo executivo municipal.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário