domingo, 3 de agosto de 2008

Festa de Maio: Lazer, cultura e negócios agitaram Taiobeiras


Entre os dias 15 e 18 de maio, a Prefeitura Municipal de Taiobeiras – Administração ‘Valorizando a Nossa Gente’, promoveu, com brilhantismo, a 52ª Festa de Maio, o maior evento festivo e cultural da micro-região Alto Rio Pardo, que reuniu milhares de taiobeirenses e turistas de vários municípios circunvizinhos.

Para manter a bela tradição, os organizadores capricharam em todos os detalhes, especialmente no visual do evento, na contratação das atrações musicais e segurança. Foi colocada à disposição do público completa infra-estrutura, incluindo água potável, melhorias na iluminação do ambiente e banheiros químicos. Outra preocupação foi com a saúde do público, por isso, foram montadas tendas de apoio, com médicos, enfermeiros e ambulâncias prontas para atender eventuais emergências, resultando em quatro dias de muita alegria, confraternização e valorização dos potenciais econômicos e culturais do município.

A organização e as atrações da festividade também atraíram os taiobeirenses ausentes, residentes em diversas partes do País. Durante os quatro dias, familiares e amigos reencontraram centenas deles, deixando a Festa com um aconchegante clima familiar. Por todos os lados eram flagrados abraços, beijos e sorrisos.

Outro benefício da Festa foi o aquecimento da economia. Nas vésperas, o movimento foi intenso nas lojas de moda, salões de beleza e hotéis, que ficaram superlotados. No ambiente da Festa, também houve muitas oportunidades de empregos, especialmente para barraqueiros, seguranças, garçons e recepcionistas.

No palco aconteceram apresentações para todos os gostos. A abertura do evento foi marcada pela beleza e sintonia do Coral Municipal, que homenageou as mães e clamou pela paz. Logo após, a administração ‘Valorizando Nossa Gente’ prestou homenagens a vinte cidadãos, de variadas profissões, com a entrega de uma placa em reconhecimento ao trabalho prestado em prol do desenvolvimento do município. “Todos são cidadãos comuns, que trabalharam no dia-a-dia para ajudar a construir uma nova cidade”, justificou o prefeito Denerval Germano.

Com a realização da Festa, ficou clara a intenção da atual Administração em promover uma política de constante valorização da cultura local, dos artistas, do comércio e do município como um todo. “A importância da cultura vai além da valorização das raízes de um povo. A arte e a cultura contribuem para impulsionar o desenvolvimento social e econômico. Por isso, é fundamental investir nesta área”, destacou o prefeito, que projeta a ampliação do calendário festivo de Taiobeiras.

Shows Empogantes:


A variação de ritmos agradou todos os públicos. Teve muito forró, axé, pop, sertanejo e musicas regional. Todos os shows atraíram grandes multidões, deixando a área do evento fervilhante. Na quinta, dia 15, foi o dia de dançar o forró coladinho com a banda ‘Rasta Chinela’, que apresentou os novos sucessos do volume 7 e do 2º DVD, como a música ‘Nada mudou’.

Na sexta, dia 16, foi a vez da bela banda ‘Lex Luthor’, que arrancou elogios do público com um show dançante, recheado de coreografias criatividades e harmoniosas, além de encantador espetáculo luminoso. A banda, composta de 15 artistas, ainda agradou pelo repertório variado, incluindo atuais músicas nacionais e internacionais.

Sábado, dia 17, a praça ficou fervilhante com o show do famoso cantor Netinho, que ficou nacionalmente conhecido nos anos 90 com o mega-sucesso ‘Milla’. Em Taiobeiras, ele agitou com velhos sucessos e as duas novas músicas: ‘impossível’ e ‘Minha Praia’. Ao sair do palco, Netinho disse que “o show foi massa e divertido, pois a praça estava superlotada”.

No domingo, outra multidão compareceu para curtir o show sertanejo de ‘Teodoro e Sampaio’, que empolgou com o novo sucesso ‘Quem manda no mundo é a mulher’. A simpática dupla, que já tem 23 anos de carreira, cativou o público e fez um show de qualidade, demonstrando porque é sucesso em todo o Brasil.

Além das famosas atrações, a Administração abriu valorosos espaços para os artistas da terra, que também demonstraram talento e qualidade, como: ‘Swing Uai’, ‘Marcos Freitas’, ‘Atração Mineira’, ‘Explosão Musical’, ‘Mistura 80’, ‘Som de Buteco’, ‘Heraldo Cordeiro’, ‘Yure Colares’ e ‘Os Mais do Forró’.


Ferarp: Vitrine da economia:

Em sua 4ª edição, a Feira Regional do Alto Rio Pardo – Ferarp, apresentou o que há de melhor no comércio, na agroindústria, na cultura, na prestação de serviços e na indústria de Taiobeiras e região. Mais uma vez, as empresas expositoras capricharam na montagem dos estandes, dando um ar de modernidade e luxo ao ambiente. A previsão é de que cerca de 30 mil pessoas tenham visitado os 64 estandes da Ferarp nos quatro dias de Festa.

A Feira, montada em 12 mil metros quadrados, expõe o potencial produtivo e cultural da região, interagindo os consumidores, empresários e artistas. Para os comerciantes, é a oportunidade de mostrar seus produtos e serviços; para os artesões, é um momento ímpar para a divulgação de suas artes e talento. Já para os consumidores, é a ocasião ideal de conhecer as novidades do mercado e prestigiar a rica cultura regional.

No estande da Zuki Motos, por exemplo, taiobeirenses e turistas conheceram as mais modernas motocicletas da marca Suzuki, como a GSX R 1000, que foram produzidas apenas 50 unidades para o Brasil. No estande da Betel Papelaria, chamou a atenção às apresentações do ‘homem-estátua’, conhecido como ‘Staticman’, uma interessante forma de fazer marketing. Já na K-mig, foi apresentado o que há de mais moderno para a agricultura.

Entre os expositores, ficou uma opinião de consenso: ‘participar da Ferarp é ter oportunidades de ampliar horizontes, conquistar novos mercados para os negócios, ampliar o marketing junto ao consumidor, além de fortalecer a marca da empresa’, já que fica exposta para 30 mil pessoas em apenas quatro dias.

O melhor da cultura regional:

No espaço cultural, os milhares de visitantes vivenciaram o encanto e a beleza da cultura taiobeirense, com exposições de pinturas, artesanatos e bordados. Teve também apresentações teatrais, folclóricas e musicais, tudo relembrando o passado.

Em poucos minutos, o visitante conseguia voltar no tempo e relembrar momentos que marcaram a história de Taiobeiras, como a réplica fiel de um antigo grupo escolar, inclusive com encenação de aulas ministradas na época, usando as mesmas técnicas de ensino, uniformes, castigos e até instrumentos, como a torturante palmatória. A réplica foi uma atração e arrancou muitas gargalhadas dos visitantes. Perfeito!

O espaço também homenageou, com fotografias, 70 professores que fizeram história no município. Destaque também para as exposições da Emater, que apresentaram a evolução a agropecuária do município, desde o que havia de mais rústico até os instrumentos mais modernos da atualidade.

Novamente, a riqueza e a diversidade do artesanato embelezaram o espaço. Foram expostas peças encantadoras, feitas por gente simples do município, mas que tem talento reconhecido nacionalmente, além disso, o artesanato de Taiobeiras gera muitos empregos e renda.


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário