terça-feira, 24 de maio de 2011

Taiobeiras Sedia Microrrregional do JEMG 2011

http://i236.photobucket.com/albums/ff289/diegoshark/Taiobeiras/IMG_1118.jpg


O esporte volta a movimentar Taiobeiras este mês. A cidade será sede, de 30 de maio à 03 de junho da etapa microrregional do Minas Olímpica Jogos Escolares de Minas Gerais - JEMG - que têm como objetivo na etapa microrregional,valorizar a prática esportiva nas escolas, promovendo a integração entre as diferentes regiões do Estado.
Os Jogos acontecem nos municípios mineiros, distribuídos nas 47 Superintendências Regionais de Ensino no Estado (Taiobeiras pertence à de Araçuaí). São mais de 600 municípios inscritos e 1.500 escolas participantes.Nesta etapa participam os alunos-atletas das modalidades coletivas(Voleibol, Futsal, Handebol e Basquetebol) e da modalidade de xadrez, em dois módulos, nos naipes masculino e feminino. Os campeões de cada modalidade coletiva e os quatro primeiros colocados do xadrez se classificam para a etapa regional, que será realizada em seis sedes, no período de 27 de junho a 2 de julho.
Nesta etapa microregional, as Superintendências Regionais de Ensino realizam os Jogos em parceria com as prefeituras municipais. Taiobeiras receberá, a partir da segunda-feira, dia 30 de maio, representantes de 21 municípios ligados à Superintendência Regional de Ensino de Araçuaí. (Na foto acima, abertura do JEMG 2010).

Um passeata pela dignidade e contra o preconceito

http://i236.photobucket.com/albums/ff289/diegoshark/Taiobeiras/SempreconceitoTaiobeirasMG.jpg

O CAPS - Centro de Atenção Psicossocial de Taiobeiras promoveu na manhã de quarta-feira (18/05) uma passeata em prol da liberdade e para reivindicar um tratamento mais dígno e respeitoso para os Portadores de Sofrimento Mental. No Brasil a data é comemorada, há vinte anos como o dia da Luta Antimanicomial, quando a principal bandeira é a igualdade de direitos ou, em outras palavras, a cidadania plena.
A menssagem alusiva à data,assinada pela terapeuta ocupacional Eveline Bastos, revela a determinação do pessoal do CAPS Taiobeiras: carregamos o peso do nosso sofrimento e da nossa loucura,mas somos fortes e por isso lutamos carregando também uma bandeira capaz de nos fazer vencer e prosseguir. Hoje, dizemos todos a uma só voz: “Não aos hospitais psiquiátricos!”

terça-feira, 17 de maio de 2011

Governador Anastasia inaugura obras e visita Ferarp

http://i236.photobucket.com/albums/ff289/diegoshark/Taiobeiras/anastasiaedenervalcaminham.jpg

O governador Antonio Augusto Anastasia entregou, neste sábado (14/05), à população de Taiobeiras, três obras que passam a ajudar na melhoria dos serviços prestados pelo setor de saúde. O novo Pronto Socorro do Hospital Santo Antônio, a Unidade Básica de Saúde Sagrada Família-União, a Rede Farmácia de Minas e uma quarta obra, a Urbanização da Avenida Barbacena, representam investimentos de R$ 1,7 milhão pelo governo do Estado, com contrapartida da Prefeitura. A vinda do governador à cidade incluiu, ainda, o recebimento do título de Cidadão Honorário e uma visita aos stands da Ferarp- Feira Regional do Alto Rio Pardo (foto acima).

http://i236.photobucket.com/albums/ff289/diegoshark/Taiobeiras/governadorfotodeomarfreire.jpg

Anastasia desembarcou em Taiobeiras às 14h45min., seguindo para o palco montado ao lado do novo Pronto Socorro. Após a inauguração das quatro obras, em conjunto e no palco, o governador visitou as instalações da nova unidade de Pronto Atendimento do Hospital e seguiu para o Pavilhão da Ferarp, onde recebeu o título de Cidadão Honorário de Taiobeiras e visitou os stands das alas de agricultura, educação e cultura da Feira.

Na visita à Ferarp, o governador conversou com expositores, experimentou bombons e outras quitandas e foi presenteado por artesãos e pela artista plástica Elisiana Alves, de quem recebeu uma tela retratando cena tipicamente rural. O governador permaneceu na feira por cerca de 20 minutos, em sua visita de uma hora e cinquenta minutos a Taiobeiras.

Esta foi a terceira vez que Antonio Anastasia esteve em Taiobeiras. Em 2009 ele visitou a cidade na condição de vice-governador, para as inaugurações do asfaltamento da rodovia entre Taiobeiras e Berizal e do complexo Minas Olímpica Saúde na Praça, pernoitando em Taiobeiras e tendo, inclusive, participado da Festa de Maio, no sábado à noite. E no ano passado Antonio Anastasia voltou à cidade, desta vez em campanha ao governo de Minas.

Festa de Maio começa com homenagem “História Viva”

http://i236.photobucket.com/albums/ff289/diegoshark/Taiobeiras/hostoriavivadeTaiobeiras2011.jpg

Quatorze pessoas que contribuíram para o crescimento de Taiobeiras foram homenageadas ontem à noite, na abertura da 55ª Festa de Maio. Instituída em 2007, a medalha História Viva é um reconhecimento em vida ao trabalho de pessoas que, no dia a dia e ao desempenharem suas profissões, ajudaram a escrever a história do município.

Há cinco anos a primeira noite da Festa de Maio tem como atração principal a entrega desta comenda, antecedida e seguida por show musical. As atrações musicais deste ano ficaram por conta de Tim dos Teclados Swingão do Ghetto. Já os homenageados da noite, também na sequência (fotos abaixo), foram Abel Gomes de Oliveira, Alci Pinheiro Colares, Clemente Pereira Rocha, Darci José Gomes, Edileiza Alves Ferreira, Jesuino Xavier Pereira, João Lima, João Mendes Sucupira, Jorge Luiz Mendes, Laécio Silva, Maria Matos de Sena, Maria Petrone, Maria Soares Guimarães e Osvaldo Corrêa Brito.

Festa de Nossa Senhora de Fátima lota “Praça da Igrejinha”

http://i236.photobucket.com/albums/ff289/diegoshark/Taiobeiras/multido.jpg

Uma multidão vem lotando a Praça da Igrejinha, desde o ultimo dia 4 de maio, acompanhando a 55ª Festa de Nossa Senhora de Fátima, realização da Paróquia São Sebastião de Taiobeiras. Com encerramento marcado para o próximo dia 13, os louvores à Nossa Senhora de Fátima constam de uma extensa programação, que inclui missas, coroação, barraquinhas e leilões.

http://i236.photobucket.com/albums/ff289/diegoshark/Taiobeiras/coroao.jpg

http://i236.photobucket.com/albums/ff289/diegoshark/Taiobeiras/padreivan.jpg
A Festa de Nossa Senhora de Fátima teve origem em 1957 quando foi construída a Capela de Nossa Senhora de Fátima, hoje conhecida como a “Igrejinha de Nossa Senhora”, para abrigar a imagem da santa, trazida de Portugal. Em formato peculiar (de oito lados), durante muito tempo a Igrejinha sediou, em seu entorno, essa tradicional festa que, em outras ocasiões, foi realizada também na Praça da Matriz.

A Festa de Nossa Senhora de Fátima ganhou novo formato com a construção da primeira parte da Praça da Igrejinha, em 2009. A partir de então, vem atraindo multidões e é realizada nas duas primeiras semanas de maio. (Na sequência de fotos: acima, multidão na Praça; e abaixo, coroação e missa, celebrada em praça pública pelo padre Ivan Alckimin).

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Atletas do Cruzeiro conquistam todas, na 3ª Volta da Contorno de Taiobeiras

http://i236.photobucket.com/albums/ff289/diegoshark/Taiobeiras/taiobeirasAtletasdoCruzeiroconquistamtodasnaVoltadaContorno-1.jpg

A 3ª Volta da Contorno, corrida comemorativa ao Dia do Trabalho em Taiobeiras, teve pódio quase todo azul. As primeiras posições, das quatro categorias, tiveram como vencedores os corredores celestes.
http://i236.photobucket.com/albums/ff289/diegoshark/Taiobeiras/TaiobeirasAtletasdoCruzeiroconquistamtodasnaVoltadaContorno.jpg

A corrida, disputada no domingo, primeiro de maio, teve como percurso 6,5 quilômetros da Avenida Contorno e distribui cerca de R$ 4 mil em prêmios, além de troféus e medalhas. Na categoria Principal a primeira colocação ficou com Lindomar de Oliveira (foto acima), do Cruzeiro, que fechou o percurso em 22 minutos e 3 segundos. Na categoria Veterano a vitória foi de outro cruzeirense: José Afonso Silva. Berenice Dias, também da equipe celeste, venceu a categoria Feminino, seguida de Maria Aparecida Nascimento (Cidinha, de Taiobeiras) na segunda colocação e de Tatiana Campos (também do Cruzeiro). Na categoria Juvenil a primeira colocação ficou com Johnes Max, do Cruzeiro, seguido dos taiobeirenses Xuxinha, em segundo, e de Jhone, na terceira colocação.

Ministério Público Itinerante e Prefeitura levam serviços à população

http://i236.photobucket.com/albums/ff289/diegoshark/Taiobeiras/MinistrioPblicoItineranteePrefeituralevamserviospopulaotaiobeiras-2.jpg

A caravana do Ministério Público Itinerante esteve em Taiobeiras no último dia 28 de abril, como parte de um programa que já visitou 11 cidades mineiras este ano e que deve atingir cerca de 100 localidades até o final de 2011.

http://i236.photobucket.com/albums/ff289/diegoshark/Taiobeiras/MinistrioPblicoItineranteePrefeituralevamserviospopulaotaiobeiras-1.jpg

http://i236.photobucket.com/albums/ff289/diegoshark/Taiobeiras/MinistrioPblicoItineranteePrefeituralevamserviospopulaotaiobeiras.jpg
O MPI é uma realização do MPMG- Ministério Público do Estado de Minas Gerais em parceria com a Associação Brasileira de Ouvidores (ABO). Trata-se de um projeto que percorre o estado para divulgar o Ministério Público, suas funções e formas de acesso da população, com o objetivo de promover uma aproximação da instituição com os cidadãos. Em cada cidade visitada, uma estrutura com unidade móvel e estandes é montada em locais públicos, como parques e praças. A população pode assistir a palestras, obter orientações e receber atendimento em relação às diversas áreas de atuação do Ministério Público.

Este serviço de apoio jurídico recebeu, em Taiobeiras, a parceria da Prefeitura que disponibilizou, através das secretarias municipais de educação, cultura, saúde e assistência social, uma série de serviços para a população. Quem esteve ontem na Praça da Matriz em frente à Câmara teve acesso, entre outras coisas, a serviços como a medição de pressão arterial, teste de glicemia e expedição de documentos, como a carteira de identidade. O atendimento foi das 09:00 às 17:00 horas.

Inscrições para o Minas Olímpica Bolsa Atleta 2011 até amanhã

Termina nesta sexta-feira, 6 de maio, o prazo para inscrições de atletas no programa Minas Olímpica Bolsa Atleta 2011, instituído pelo governo de Minas em 2009 e sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ).

Trata-se de uma forma de “incentivo aos atletas praticantes do desporto de rendimento em modalidades olímpicas e paraolímpicas”, através da concessão de bolsa, que poderá ser pleiteada por atleta estudantil, que tenha participado dos Jogos Escolares Brasileiros – JEBS – ou dos Jogos Universitários Brasileiros – JUBS – do ano anterior ao pleito, Campeonato Paraescolar Brasileiro ou Campeonato Parauniversitário Brasileiro, também do ano anterior ao requerimento do benefício. Também tem direito o atleta nacional, atleta internacional e atleta olímpico e paraolímpico. O benefício não abrange os atletas das categorias máster.

A bolsa-atleta poderá ser utilizada somente para cobrir gastos com educação, saúde, inscrições em competições, passagens, hospedagem e alimentação para eventos esportivos, transporte urbano e aquisição de material esportivo do beneficiado.

Para realizar a inscrição, é necessário preencher todos os documentos solicitados, disponíveis no sítio eletrônico da SEEJ (www.esportes.mg.gov.br). As informações deverão ser digitadas ou preenchidas de maneira legível e todos os campos deverão ser preenchidos de maneira completa e sem nenhuma abreviação. O requerente deverá, ainda, garantir a autenticidade da informação apresentada.

Toda a documentação deve ser enviada até 6 de maio de 2011, considerando a data de postagem, para Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, Prédio Gerais, 13º andar. Rodovia Pref. Américo Gianetti, s/nº, bairro Serra Verde, Belo Horizonte - CEP 31630-901.

Taiobeiras terá governador Anastasia no sábado de Festa de Maio/Ferarp

O governador Antonio Augusto Anastasia estará em Taiobeiras, inaugurando obras e visitando a FERARP - Feira Regional do Alto Rio Pardo. A confirmação oficial, por parte do Secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro, foi enviada ao prefeito Denerval Germano da Cruz e à deputada Ana Maria.

Esta será a terceira vez que Anastasia visita o município. Em 2009 ele esteve em Taiobeiras, como vice-governador, para a inauguração da ligação asfáltica Taiobeiras-Berizal, e do complexo Minas Olímpica Saúde na Praça. No ano passado, voltou à cidade, fazendo campanha eleitoral em disputa ao governo.

Este ano, Anastasia estará em Taiobeiras no sábado, dia 14 de maio, para a inauguração do Pronto Socorro do Hospital Santo Antônio, da UBS Nilton Júnior-Sagrada Família, da unidade Taiobeiras da Rede Farmácia Minas e da Urbanização da Avenida Barbacena. Em seguida, às 15:30 horas, o governador e comitiva visitarão os estandes da FERARP.

Mais agressões contra a mulher

No dia 02 de maio, por volta das 04:30 horas, guarnição policial militar foi acionada à rua Rio Verde, 80, bairro Bom Jardim pela vítima Jovenita de Oliveira, 51 anos, que relatou aos militares que o seu companheiro Nilson S. dos R., 46 anos, com quem vive a oito anos, vem com freqüência lhe agredindo e também lhe ameaçando de morte, no caso da mesma levar as agressões ao conhecimento da polícia, sendo que nesta data o seu companheiro chegou em casa por volta das 03:30 horas da manhã e por motivos ignorados passou a agredí-la com socos no rosto além de apertar o seu pescoço com as duas mãos tentando o seu enforcamento. No momento do enforcamento a vítima conseguiu se soltar das garras do agressor devido a mesma ter mordido uma das mãos do amásio agressor o que possibilitou a mesma de acionar a polícia militar. O autor foi preso em flagrante e encaminhado para a delegacia.

Homem agride esposa

No dia 01 de maio, por volta das 18:20 horas a PM foi acionada à rua Canápolis, 196, bairro Sagrada Família, local onde a vítima Gessiner da Rocha, 36 anos, relatou aos militares que o seu companheiro chegou em casa com visíveis sintomas de embriaguez e bastante exaltado e por motivos de ciumes passou a agredí-la fisicamente bem como lhe proferiu ameaças de morte. O autor foi preso em flagrante e a vítima encaminhada ao hospital onde recebeu tratamento médico.

Menor agride homem na cidade

No dia 01 de maio de 2011, por volta das 02:40 horas, viatura policial militar foi acionada no hospital Santo Antônio, local onde havia dado entrada a vítima Cristiano Martins de Oliveira, 21 anos, que relatou aos militares que estava deslocando pela avenida São João em direção a sua residência e que no momento que passava pela rua São Francisco, próximo ao campo do JK, foi abordado pelo autor conhecido pelo apelido de “Juninho” que sacou de uma arma, possivelmente uma pistola, efetuando um disparo em sua face. A vítima foi socorrida por terceiros e ficou internada para tratamento. A vítima não corre risco de morrer, contudo o projetil está alojado na sua faringe.

Polícia Militar trabalha

No dia 29 de abril de 2011, equipe de policiais militares da Companhia de Polícia Militar da cidade de Taiobeiras, desencadearam a “Operação Comunidade Rural em Segurança”, desenvolvendo visitas tranquilizadoras nas comunidades de Baé, Lagedo e Ribeirão, zona rural da cidade de Taiobeiras, locais onde os moradores receberam a visita dos militares que prestaram informações e orientações aos moradores das localidades citadas no intuito de informá-los que os mesmos também podem colaborar com a PM quanto a produção da segurança própria e de suas propropriedades. Os moradores das comunidades rurais foram orientados a comunicarem e acionarem imediatamente a polícia militar quanto a qualquer fato ou pessoa estranha a rotina da comunidade, bem como nunca reagir em caso de furto ou roubo em suas propriedades. Houve também um trabalho educativo e orientações no sentido de não manterem em suas casas armas de fogo visando a segurança própria e de seus familiares, sendo os sitiantes, conscientizados do risco de manterem armas em casa, o que culminou na entrega voluntária de oito armas de fogo, sendo todas espingardas tipo polveira de fabricação artesanal, bem como os apetrechos e munições usados nas respectivas armas. A operação não tem prazo para terminar, pois visa atender todos os municípios que fazem parte da área de atuação da 2ª Cia PM Independente. A equipe que atuou na operação foi comandada pelo 1º Sgt PM Wagnton, juntamente com 2º Sgt PM Lauro, 3º Sgt PM Santos, Sd PM Ricardo, Sd PM Magalhães e Sd PM Paulo.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Supletivo recebe inscrições até 15 de maio

Estão abertas até o dia 15 de maio as inscrições para os Exames Supletivos do Ensino Fundamental e Médio do primeiro semestre de 2011. Elas podem ser feitas somente via internet, no site www.educacao.mg.gov.br/supletivo .Os candidatos devem ter idade mínima de 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio, completos ou a completar até o dia 17 de julho, data de término da realização das provas.

Para se inscrever é necessário um documento de identificação e CPF. O valor da taxa é de R$ 6,00, por área de conhecimento, que deverá ser paga com boleto bancário, emitido no ato da inscrição. O candidato desempregado poderá se inscrever, com isenção da taxa, em no máximo duas áreas de conhecimento até o dia 06 de maio. Nesse caso, a inscrição deve ser feita nos Postos do Sine. O candidato desempregado que, após ter realizado sua inscrição no Sine, desejar inscrever-se em mais áreas do conhecimento poderá realizar a inscrição dessas áreas, via internet, efetuando o pagamento da taxa.

As provas serão realizadas nos dias 16 e 17 de julho nos períodos da manhã e da tarde, em locais a serem divulgados pela Secretaria de Educação do Estado. Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem um mínimo de 50% dos pontos em cada área.