quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Festa do pequi vai dar prêmio ao “melhor prato"

http://i236.photobucket.com/albums/ff289/diegoshark/Taiobeiras/Arroz-com-pequi_Taiobeiras_320x213.jpg

Além do já tradicional concurso do “roedor de pequi”, a 18ª Festa do Pequi, que será realizada nos dias 25,26 e 27 próximos, na comunidade de Lagoa Grande, vai premiar o melhor prato típico feito com o fruto do cerrado. O edital do concurso já está disponível no Departamento Municipal de Cultura e no escritório local da Emater-MG.O concurso é aberto aos moradores das comunidades de Lagoa Grande, Lagoa Dourada e Lagoa Seca, que tenham a partir dos 16 anos de idade. Segundo a diretora municipal de Cultura, Marlene Araújo, “o objetivo é estimular a cultura, a criatividade e a valorização da culinária típica da região, além de incentivar a preservação deste símbolo do povo do norte de Minas”.Serão premiado os autores das três melhores receitas, após degustação e escolha pela comissão julgadora, levando-se em consideração a apresentação,originalidade, criatividade, composição e sabor do prato apresentado. Os prêmios serão entregues na tarde do domingo, durante a festa.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Urbanização chegando à periferia de Taiobeiras

http://i236.photobucket.com/albums/ff289/diegoshark/Taiobeiras/AvenidaBarbacenaTaiobeiras.jpg
Paisagem na Avenida Barbacena é totalmente transformada

A Prefeitura Municipal desta cidade comemora a marca de 200 mil metros quadrados de calçamentos e asfaltamentos de ruas e avenidas. Com isso, os bairros centrais da cidade já estão todos urbanizados e agora os trabalhos focam as áreas periféricas, caso da Avenida Barbacena, que até pouco tempo atrás ninguém imagina ser urbanizada, especialmente com quadra de esportes e jardinagem. O projeto está sendo executado pela Construtora Antares, com recursos de R$ 654 mil, oriundos do Governo de Minas.

Além da Barbacena, a Prefeitura começou também o calçamento com blocos sextavados na Rua Bambuí, onde serão feitos 1.350 metros quadrados e outros 1.390 metros quadrados na Rua Santa Luzia, que somados aos 3.066 metros quadrados da Rua Ipiranga colocaram fim na poeira e na lama neste setor do bairro Bom Jardim.

No mesmo bairro, a Prefeitura inicia o calçamento de outros 12.000 metros quadrados, desta vez beneficiando o acesso ao bairro Nilton Júnior, um dos mais carentes da cidade. O calçamento vai ser no quarteirão compreendido pelas ruas: Mato Grosso, Paracatu, Contorno e Avenida Barcelona.

Conforme a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, “a prioridade foi a adoção do calçamento por bloquetes sextavados, evitando-se, assim, danos à permeabilização do solo e respeitando o meio ambiente”.

Outro trabalho que merece destaque é a urbanização da Avenida Caiçara, uma das mais movimentadas da cidade. Lá, a Prefeitura está pavimentando o trecho entre as avenidas Amazonas e Contorno com mais 4.000 metros quadrados de bloquetes. A meta da Administração é alcançar toda a avenida.

UFVJM: Universidade de Taiobeiras continua só na promessa

Depois de realizar vestibular e anunciar início das aulas, UFVJM desapareceu de Taiobeiras. E agora?

Foto: Arquivo
http://i236.photobucket.com/albums/ff289/diegoshark/Taiobeiras/Ufvjmtaiobeiras.jpg
Informativo da Prefeitura de Taiobeiras anunciou, em dezembro de 2009, a chegada da Universidade

A instalação de um pólo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) foi anunciada nesta cidade como uma grande conquista para o setor de educação, mesmo sendo de ensino à distância, muito discriminado pelos especialistas. Em dezembro de 2009, a Prefeitura de Taiobeiras anunciou que o pólo entraria em funcionamento no mês de março de 2010, tendo como sede a Escola João Cruz. O vestibular para os cursos de matemática, química, física e administração pública, com 50 vagas em cada, foi realizado no dia 13 de dezembro de 2009, com 1.360 inscrições, com custo de R$ 20,00 cada.

Todos os alunos aprovados tinham a esperança de que em março de 2010 estaria na sala de aula, mas a promessa era furada e os representantes da UFVJM simplesmente sumiram da cidade. O vice-reitor da UFVJM, Donaldo Rosa Pires Junior e o coordenador de educação à distância, Eduardo Gomes Fernandes estiveram em Taiobeiras para conhecer as instalações oferecidas pelo município, ocasião em que foram recepcionados pelo prefeito Denerval Germano.

Cansados de esperar, os alunos aprovados passaram a reclamar, insistentemente. Muitos já estão furiosos com tanta enrola e enganação. “Estamos cansados de esperar. O prazo não foi cumprido e ninguém recebeu nenhuma satisfação do que está acontecendo. Tudo é muito nebuloso. A Universidade e a Prefeitura não informam nada. Todos estão perdidos”, disse Paulo César Oliva, um dos aprovados no curso de Administração Pública.

Paulo César informa ainda que desistiu do curso de Técnico em Informática que estava fazendo pois acredita que as aulas iriam iniciar em março de 2010. “Quebrei a cara, pois desistir do curso achando que estudaria numa faculdade federal”, lamenta Paulo, informando também que nunca recebeu nenhuma explicação da UFVJM e nem da Secretária de Educação.

A frustração é enorme entre os aprovados. Teve aluno que trancou a Faculdade em outra cidade para retornar à Taiobeiras e acabou perdendo um período. Uma das alunas aprovadas, que não quis se identificar com medo de represálias, fez revelações bombásticas para a nossa reportagem. Segundo ela, o vestibular foi feito em Taiobeiras sem a aprovação dos cursos pelo Ministério da Educação – MEC. “As provas foram aplicadas sem as devidas vistorias do MEC, que não tinha aprovado, sequer, as instalações da Escola João Cruz”, afirmou a aluna.

Conforme ela, uma Comissão do MEC esteve na Escola João Cruz e apontou completa falta de estrutura para receber os cursos, com isso, a Prefeitura de Taiobeiras se comprometeu a fazer as obras necessárias, tudo na base do improviso. “Em outra visita do MEC, foram colocados móveis da Secretaria de Educação de Taiobeiras para tentar enganar a Comissão, mas sem sucesso”, denuncia a aluna, informando ainda que, depois disso, os membros da Comissão desapareceram de Taiobeiras.

A UFVJM divulgou que a coordenadora do Pólo de Taiobeiras é Gisléia Marques Mendes. Mas, em contato com nossa reportagem, ela disse que não tem nenhuma informação sobre o destino do pólo, inclusive, seu nome foi divulgado como coordenadora mas sem nenhum tipo de contrato. “Realmente fui convidada e aceitei coordenar o pólo, mas, depois disso, nada aconteceu. Não tem nada oficial”, explicou Gisléia, se dizendo constrangida, já que não tem nenhuma explicação para os alunos.

Tentamos falar com Nilma Dias, Secretária Municipal de Educação, mas a atendente disse que ela estava de férias, mas, ao saber do assunto, informou que tentaria contato e retornaria o telefonema, no entanto, até o fechamento da edição Nilma não havia retornado a ligação.

Diretoria confirma reprovação do pólo

A Diretoria de Educação a Distância da UFVJM enviou uma nota informando que em junho de 2010 foi realizada visita ao pólo pelos avaliadores da Secretaria de Educação à Distância – SEED, sendo anunciada a reprovação de Taiobeiras e de todos os outros pólos. Ou seja: o vestibular realmente foi feito sem a aprovação do MEC.

A reitoria da UFVJM conseguiu agendar uma nova vistoria ‘in loco’ junto à SEED e, mais uma vez, não foi aprovado. Na oportunidade, o Departamento de Supervisão e Regulação da SEED determinou que o início das atividades acadêmicas só ocorrerá após o devido credenciamento da UFVJM para oferta de cursos a distância, homologado pelo Conselho Nacional de Educação. Além disso, o Pólo de Taiobeiras também precisa ser credenciado pela SEED. “A tramitação processual do credenciamento da UFVJM e do Pólo é da alçada do Ministério da Educação e, portanto, foge ao nosso controle”, informou a nota da UFVJM. “A Universidade sabe do anseio e do desconforto causado a todos, entretanto não pode tomar nenhuma atitude a revelia do processo, sob pena de prejudicá-lo”, completou a nota.

Taiobeiras ganha ciclopatrulha

Foto: Alex Video
http://i236.photobucket.com/albums/ff289/diegoshark/Taiobeiras/Taiobeirasciclopolicia.jpg
Bicicletas foram doadas por empresários da cidade

A segurança pública desta cidade recebe mais um importante reforço. Foi implantada, no dia 03 de fevereiro, a ciclopatrulha, que, inicialmente contará com quatro bicicletas. A intenção do Major Edvar de Souza, comandante da 2ª Companhia Independente, é intensificar o policiamento ostensivo no centro comercial e nas imediações das escolas. “Estamos implantando em Taiobeiras devido a facilidade da configuração geográfica”, explicou o Major.

A ciclopatrulha, composta por Tenente Rodrigo, Sargento Adimilton, Cabo Alves e Soldado Afonso, funcionará de segunda a sábado, das 7 às 13 horas. As bicicletas foram patrocinadas pelas empresas D’Itália Supermercado, Casa Lotérica Pingo de Ouro, Carvovale e pelo empresário Célio Batista.

Conforme o Tenente Rodrigo, o policiamento em bicicletas consta de técnicas que aumentam a eficiência do patrulhamento, englobando abordagens, deslocamentos e manobras rápidas. “Com as bicicletas, os policiais conseguem transpor obstáculos e até mesmo usá-la como meio de defesa ou ataque”, explicou o Tenente, lembrando que a ciclopatrulha estreita o contato da PM com a comunidade.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Taiobeiras: Festa de Maio 2011 - Programação de Shows Confirmada

http://i236.photobucket.com/albums/ff289/diegoshark/Taiobeiras/Festademaio2011Taiobeiras.jpg



Aos poucos a versão 2011 da maior festa do Alto Rio Pardo vai tomando formas.Esta semana a Comissão Organizadora fechou a agenda dos shows principais e parte agora para compor, noite por noite, o palco com as atrações locais e regionais. É a Festa de Maio, em sua 55ª edição, ganhando formato e virando assunto de rotina.Este ano a Festa de Maio acontecerá no período de 12 a 15 de maio, na Praça da Matriz e entorno.

Swingão e Axé
A primeira noite terá como atração principal a banda Swingão do Ghetto,com seus 20 “swingueiros do Brasil”. A segunda noite (sexta-feira, 13), terá o som baiano da Capitão Axé, banda que tem no comando a dupla formada por Dydda Castilho e Felipe Pezzone, além de outros sete integrantes.

O forró animado

Já a noite de sábado, 14 de maio, será de muito forró com a banda Calcinha Preta, atualmente em turnê pelo nordeste brasileiro e que tomará o palco da Festa de Maio, com seus nove músicos, cinco vocalistas e três casais de dançarinos, que agitarão o público com seus ritmos,melodias, figurinos, coreografias e cenários.Criada em 1995 a banda acaba de lançar o seu 22º CD e é sucesso absoluto por onde passa, contagiando com sua alegria, que a consagrou como a melhor banda de forró do ano passado.

Sertanejo romântico
O Domingo, dia 15, terá a animação e o romantismo dos sertanejos Don e Juan, dupla com “mais de 20 anos dedicados à música” e atualmente presente, todos os domingos de manhã, em programa da TV Alterosa (afiliada do SBT em Minas). Além do amor, a dupla promete “muita música pra cima, pra mexer com a galera”. Então, prepare-se!

Programação de Shows da 55ª Festa de Maio de Taiobeiras (2011)
http://i236.photobucket.com/albums/ff289/diegoshark/Taiobeiras/FestadeMaioTaiobeiras2011_640x480.jpg

Confira abaixo a programação completa de atrações da Festa de Maio 2011:
http://i236.photobucket.com/albums/ff289/diegoshark/Taiobeiras/Festademaio2011TaiobeirasProgramaocompleta.jpg

A 55ª Festa de Maio - evento cultural e de entretenimento de maior tradição no Alto Rio Pardo - já tem a programação completa.Embora a abertura oficial seja no sábado, com o pronunciamento de autoridades, a festa começa na quinta-feira, dia 12 de maio, com o show musical de Tim dos Teclados, seguido da entrega da comenda História Viva e o show do Swingão do Ghetto.

Serão quatro noites de praça cheia, de muita alegria e diversão para a população local e
visitantes. A expectativa é de que a Festa, juntamente com a Ferarp - Feira Regional do Alto Rio Pardo,este ano em sua sétima edição e também com novidades - recebam público superior a 50 mil pessoas.

Homem em um ato covarde agride idoso

No dia 20 de fevereiro, por volta das 14:40 horas a PM foi acionada na rua Petrópolis, 110, Santos Cruzeiro, pela vítima Gilberto Lucas de Oliveira, 31 anos que relatou aos militares que havia presenciado o autor Alberto Rodrigues Vieira, 34 anos agredindo um idoso, motivo pelo qual a vítima questionou o autor quanto à suas atitudes. O autor insatisfeito com a reprimenda armou-se com uma faca e deslocou até a porta da casa da vítima e passou a chamá-la para o lado de fora da casa dizendo que iria matá-lo. Quando o autor percebeu a chegada dos militares fugiu saltando muros de várias casas, porém foi alcançado e preso em flagrante delito juntamente com a faca usada para as ameaças, e encaminhado a delegacia onde ficou preso.

Ciclistas são vítimas de acidente em Taiobeiras

Durante o fim de semana dois ciclistas foram vítimas de acidente de trânsito, sendo comum entre os dois fatos os autores terem evadido sem prestar socorro às vítimas. Um fato ocorreu no dia 19 de fevereiro, por volta das 14:30 horas na avenida do Contorno, 6460, bairro Planalto, local onde a vítima Geraldo Roque de Oliveira, 70 anos transitava em sua bicicleta quando foi colhido por uma motocicleta de cor azul, sem outros dados que após colher o ciclista pela traseira de sua bicicleta fugiu do local sem dar socorro à vitima que foi encaminhada ao hospital pelo SAMU, onde foi constatado que o mesmo havia sofrido uma fratura no ombro direto bem como diversas escoriações pelo corpo. A outra vitima foi a ciclista Odetina Celestina da Silva, 44 anos, que no dia 20 de fevereiro, por volta das 19:00 horas transitava pela avenida São João, 194, Centro, foi abalroada pela lateral de sua bicicleta, por uma motocicleta que não foi identificada, que logo após o acidente também evadiu do local sem dar socorro à vítima. A ciclista sofreu um ferimento na cabeça, e um profundo corte na pena direita, bem como várias escoriações pelo corpo. A vítima foi socorrida por terceiros ao hospital onde ficou sob tratamento médico.

Menor de idade continua aprontando

Durante o final de semana, especificamente nos dias 19 e 20 de fevereiro viaturas policiais militares efetuaram a abordagem, bem como condução de menor infrator, conhecido pelo apelido de “Cezinha”, contumaz na prática de diversos furtos. No dia 19, por volta das 10:20 horas o menor foi abordado na rua Santa Rita de Cássia, Centro conduzindo uma bicicleta e no bagageiro e mesmo transportava peças de roupas novas, ao perceber que seria abordado pelos militares tentou se desfazer do material, motivo pelo qual foi conduzido a DP juntamente com as roupas e a bicicleta que o mesmo conduzia tendo em vista que o menor não soube explicar a origem dos produtos. Já no dia 20 de fevereiro, por volta das 20:50 horas, guarnição policial durante patrulhamento abordou o mesmo menor infrator também na rua Santa Rita de Cássia, centro, juntamente com um outro menor que ao perceberem a aproximação dos militares jogaram no chão um aparelho de telefone celular marca Nokia, cor roxa, modelo 3710A, sendo que ao serem questionados da origem do telefone os mesmos apresentaram versões diferentes motivo pelo qual o aparelho de telefone foi apreendido e encaminhado para a delegacia juntamente com os infratores.

Homem rouba usando um pedaço de pau

No dia 19 de fevereiro, por volta das 17:00 horas a polícia militar foi acionada pela vítima Tarley Mendes Freitas, 33 anos que relatou aos militares que no dia 18 de fevereiro conforme havia sido devidamente registrado em boletim de ocorrência, que o mesmo havia sido vítima de roubo quando o mesmo transitava pela rodovia LMG 626 próximo ao DER, sendo surpreendido por uma homem conhecido por Dudinha, morador da Lagoa Grande, que armado com um pedaço de pau lhe desferiu um golpe na cabeça roubando da vítima R$ 610,00 em dinheiro, bem como seu aparelho de telefone celular marca LG. No dia dos fatos o autor não foi localizado. Porém nesta data a vítima encontrou com uma menor que é amásia do autor identificado como Robson da Rocha Franco vulgo Dudinha, portando o seu aparelho celular. Os militares foram até a casa da menor onde os fatos foram confirmados pela mesma que ainda informou aos militares que ganhou o celular de presente do seu amásio Dudinha, bem como uma parte do dinheiro roubado durante o assalto. Diante da evidências a menor infratora foi apreendida pela prática de receptação de produto de roubo, sendo encaminhada para a delegacia juntamente com o celular e parte do dinheiro roubado que era a quantia de R$ 57,00 reais. O autor evadiu não sendo localizado, porém diligências estão sendo feitas para efetuar a sua prisão que pode ocorrer a qualquer momento.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Prefeito Denerval destaca impulso econômico gerado pela Caixa

http://i236.photobucket.com/albums/ff289/diegoshark/Taiobeiras/CaixaTaiobeirasDerneval.jpg
Prefeito Denerval Germano: "A Caixa é mais um instrumento de regionalização na nossa cidade"

O prefeito de Taiobeiras, Denerval Germano, destaca a importância da agência da Caixa Econômica Federal no fomento ao desenvolvimento econômico do município, tanto para os diversos setores da economia, como para o setor público, através de repasses de recursos governamentais. “Era um sonho antigo, buscamos realizá-lo desde o primeiro dia da nossa administração, em 2005. Primeiro porque a cidade merece e depois porque a Caixa representa uma instituição que traz a marca da solidez e da confiança, com serviços e produtos que a nossa gente demanda há muito tempo", disse o prefeito.

Denerval lembra que a conquista é de todos os taiobeirenses, especialmente aqueles que acreditaram e colaboraram com a concretização da agência. “A Caixa é mais um instrumento de regionalização na nossa cidade, que trará investimentos de longo prazo e que tem sustentabilidade. Por isso, é motivo de grande comemoração para a nossa sociedade”, vibrou Denerval.

Em entrevista, o prefeito disse que Taiobeiras caminha naturalmente como polo regional do Alto Rio Pardo, não apenas pela situação geográfica, mas também pela criação de infraestrutura e serviços regionais. “Conquistamos obras, serviços e entidades que atrai a região para Taiobeiras. Isso tem sido importante para a cidade, pois gera empregos e atrai investimentos”, disse.

Segundo Denerval, a conquista dos serviços regionalizados sempre foi uma meta de sua Administração, pois, segundo ele, sua equipe sempre soube enxergar o potencial de Taiobeiras. “Estamos fazendo uma política coletiva, sem pensar em interesses particulares. Conseguimos destacar Taiobeiras no cenário estadual através de uma política de visibilidade e estamos recebendo os benefícios”, explicou.

Quanto às críticas de alguns comerciantes locais sobre a localização da agência, que fica fora do centro comercial, o prefeito explicou que não houve discussão direta, apenas rumores. Denerval disse também que as críticas sobre a localização da agência “é caótica”, pois o pensamento da Administração é futurista. “Queremos expandir a cidade e o centro comercial não suporta tudo, inclusive já existem problemas com estacionamento de veículos”, justificou o prefeito, argumentando que o crescimento precisa ser ordenado. “Fizemos um ótimo negócio, pois doamos um terreno baldio e recebemos um prédio de R$ 1,5 milhão”, completou.

Estado busca promover trocas de tecnologia para o Norte de Minas

http://i236.photobucket.com/albums/ff289/diegoshark/Taiobeiras/taiobeiras.jpg
Gil Pereira, ao centro, durante reunião com membros da delegação em Montes Claros

O secretário de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas, Gil Pereira, recebeu, nessa quinta-feira (17), uma delegação de Montes Claros para tratar de um termo de cooperação técnica entre o sistema Sedvan/Idene e o Instituto Nacional de Tecnologia Industrial (Inti), da Argentina.

Durante a reunião, a delegação pontuou a importância da transferência de tecnologia solidária, através de projetos que possam viabilizar o acesso às tecnologias de baixo custo, que permitam à população carente acesso a tratamento de qualidade.

No prazo de 30 dias, a delegação apresentará o projeto para dar início ao termo de cooperação técnica. Esse projeto propiciará a construção de uma rede solidária para a transferência de tecnologia, que terá o objetivo de solidificar essa rede no Brasil e fazer de Montes Claros um polo, referência na América do Sul.

Da comitiva, participaram Edgardo Cárceres, do Instituto Nacional de Tecnologia Industrial (Inti); Alexandre Ramos, presidente da Cooperativa de Crédito do Norte de Minas Ltda. (Credinor); Antônio Henrique Sapori, diretor da Associação Comercial e Industrial de Montes Claros; Márcia Versiane, da Agência de Desenvolvimento da Região do Norte de Minas Gerais (Adenor); e Geraldo Guedes, da Universidade Estadual de Montes Claros(Unimontes).

Inti

O Inti é um grande centro de desenvolvimento e difusão de tecnologias avançadas para o segmento profissional. O Objetivo principal do instituto é criar tecnologias e equipamentos que melhorem a qualidade de vida da população mais carente.

Atualmente, o Inti realiza, na Argentina, com o suporte tecnológico de institutos da Espanha e suporte investigativo de institutos dos Estados Unidos, reconhecido trabalho na área da plasticidade neuronal, ou seja, na recuperação motora e intelectual de pessoas que apresentam deficiências nessas áreas. Eles criaram aparelhos nacionais, funcionais e portáteis, baixando os custos do tratamento na área, assim como permitindo diagnóstico preventivo visual, auditivo e buço dental.

Taiobeiras ultrapassa Salinas no IPVA

http://i236.photobucket.com/albums/ff289/diegoshark/tabelaIpvataiobeirassalinas.jpg
Tabela mostra quantidade de veículos nos principais municípios da região

Em 2010, o município de Taiobeiras arrecadou R$ 914 mil de Imposto de Propriedade de Veículos Automotores – IPVA. É a maior arrecadação da microrregião Alto Rio Pardo. Em 2º lugar fica o município de Salinas, que embolsou R$ 892 mil de IPVA durante o ano de 2010.

Conforme o IBGE, em 2009, Taiobeiras possuía uma frota de 2.699 automóveis emplacados em nome da cidade, enquanto que Salinas registrou uma frota de 2.694. Taiobeiras também consegue vantagem em número de caminhões: são 542 na terra das taiobas, contra 322 na terra da cachaça. Na quantidade de caminhonete, Taiobeiras também leva vantagem: são 813 contra 692 de Salinas.

A maior vantagem de Taiobeiras, conforme o IBGE, é na quantidade de motocicletas. São 5.898 motos em Taiobeiras e 4.075 em Salinas. Na quantidade de ônibus, a disputa é mais equilibrada: são 115 para Taiobeiras e 109 para Salinas.

Mesmo com vantagens na quantidade de veículos, os valores arrecadados por Taiobeiras são próximos dos valores de Salinas, a explicação, conforme o IBGE, é que a frota de Salinas é mais nova, consequentemente, o IPVA é mais caro. Outra explicação seria a menor taxa de inadimplência na terra da cachaça.

Em São João do Paraíso e Rio Pardo de Minas as arrecadações do IPVA são mais modestas: São João embolsou R$ 250 mil em 2010 e Rio Pardo ficou com R$ 248 mil.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Jovem de 18 anos é assassinado em Taiobeiras

Na manhã do dia 15 de fevereiro, por volta das 11:00 horas, a polícia militar foi solicitada a comparecer à rua Turmalina, 1117, bairro Bom Jardim, pois segundo denuncia anônima havia uma pessoa morta no interior de uma residência. Ao chegar ao local os militares localizaram o corpo da vítima Rogério de Souza Braga, 18 anos, deitado numa cama com várias perfurações pelo corpo, causadas por arma de fogo. Testemunhas informaram aos militares que por volta das 03:00 horas desta madrugada ouviram disparos de arma de fogo vindas da direção da casa da vítima, porém não viram o autor dos disparos. Um amigo da vítima relatou que a vítima vinha sofrendo ameaças de morte, mas não informou os motivos e nem a autoria das ameaças e relatou ainda que a vítima durante a noite havia pegado toda sua documentação pessoal dizendo que iria fazer uma viagem, sem contudo dizer para onde iria. O perito compareceu ao local e constatou que a vítima foi alvejada por onze disparos de arma de fogo, Após fazer os trabalhos de praxe, liberou o corpo para o sepultamento. O autor ou autores do crime ainda não foram localizados, porém diligências estão sendo realizadas no intuito de identificar e prender os autores.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Dezoito anos de Festa do Pequi pela Preservação

http://i236.photobucket.com/albums/ff289/diegoshark/Taiobeiras/roedorpequiTaiobeiras.jpg
Concurso "roedor de pequi"

Cavalgadas,palestras,jogos de futebol,shows,concurso literário,trilhas e o já tradicional concurso "roedor de pequi".Estas são algumas das atrações da Festa do Pequi,realização da Associação Comunitária de Lagoa Grande em parceria com a Prefeitura Municipal de Taiobeiras,Câmera e Emater-MG.É a décima-oitava edição da Festa,que será realizada nos dias 25,26 e 27 deste mês na comunidade Lagoa Grande.

Embora o lado aparente seja a busca da alegria,os festejos propriamente ditos através das várias atrações populares,o pano de fundo é a luta pela preservação do pequizeiro.É o que garatem os organizadores."Queremos fazer festa sim,mas nunca deixar que esqueçam a importância que um pé de pequi tem para o nosso povo" -afirma o líder cominitário Silvano da Lagoa,ex-vereador e autor da lei que protege o pequizeiro no município de Taiobeiras.

Baseado em experiência própria como catador de pequi numa situação que quase complicou o município de Japonvar(onde o fruto só pode ser colhido depois de maduro e caído no chão), Silvano propôs lei semelhante em taiobeiras,em vigor desde o ano de 2001 e atualizada recentemente para facilitar o trabalho da Polícia Ambiental.Lei mais que necessária,em função do valor que o pequizeiro e seu fruto têm para o povo das Lagoas e do município.De janeiro a março,em plena safra,são mais de 2.500 caixas do fruto deixando a cidade e rumando para várias partes não só da região mas inclusive de outros estados.

A festa é uma forma de mater vivas a lembrança e a importância do "ouro do cerrado".

Programação da 18ª Festa do Pequi
http://i236.photobucket.com/albums/ff289/diegoshark/FestadoPequitaiobeiras_480x680.jpg

Humilhação e abandono

Sem família, sem auxílio e cumprindo pena, homem sofre com o descaso
http://i236.photobucket.com/albums/ff289/diegoshark/Taiobeiras/abandonotaiobeirasMG.jpg
http://i236.photobucket.com/albums/ff289/diegoshark/Taiobeiras/deficientetaiobeiras.jpg

Agentes da Polícia Civil de Taiobeiras relatam a situação vivida pelo detento Renilson Rodrigues de Souza, 40 anos, que cumpri pena por furto em regime semi-aberto. Ele é deficiente físico e ainda sofre com distúrbios mentais, mesmo assim, não recebe nenhum auxílio previdenciário. Resultado: vive às margens da sociedade. A família o abandonou e o poder público ignora.

Conforme o detetive Cláudio Borges, Renilson já havia cumprido pena por furto e quando foi solto cometeu outro para retornar à cadeia. “Ele não tem pra onde ir, por isso, prefere ficar preso”, disse Cláudio, informando ainda que a Justiça lhe concedeu o regime semi-aberto, mas como não tem onde morar, fica o tempo todo na porta da Delegacia, sem a mínima condição de higiene e alimentação. “Pra não passar fome, nós o ajudamos, mas a situação é degradante”, emenda o detetive, explicando que, na condição de albergado, Renilson tem direito apenas ao jantar.

Renilson não possui, sequer, documentos pessoais. Os agentes informaram que a Assistência Social do município já foi acionada, mas, segundo eles, nada foi feito. Tentamos entrevistá-lo, mas o seu raciocínio está lento e confuso. Dias atrás tentou o suicídio.

Em contato com Leizenir Corrêa, secretária de Assistência Social de Taiobeiras, a reportagem foi informada que a cidade não possui estrutura para atender o caso. “Tentamos colocá-lo no Caps, mas ele fugiu”, informou Leizenir, dizendo que ele é muito agressivo e os funcionários não consegue controlá-lo. “Ninguém da família o aceita. E até os policiais não suportam. A situação é muito difícil, pois ele faz ameaças”, completou a secretária, manifestando interesse em arcar com os custos de um tratamento, mas em um local adequado.

A assistente social, Isabel Rocha, procurou a redação do Jornal e explicou que Renilson não tem demanda para ser tratado no Caps e não pode sair de Taiobeiras por que está preso. Quanto à moradia, Isabel disse que a cidade não possui albergue e a família não o aceita pelo histórico de agressão e furtos. “Estamos providenciando a documentação dele para tentar o benefício da previdência. Enquanto isso, ele foi abrigado numa pensão da cidade”, informou Isabel.

Preparativos para a Festa de Maio e Ferarp 2011

A comissão organizadora da Festa de Maio e da Feira Regional do Alto Rio Pardo (FERARP) concluirá,nesta próxima semana,a lista de atrações destes dois eventos.Tudo vem sendo trabalhado para que aconteça mais um sucesso de público,de atrações e oportunidades de negócios.Aguardem!

Detentos continuam foragidos

Foto: Polícia Militar
http://i236.photobucket.com/albums/ff289/diegoshark/Taiobeiras/EderVagnerdetentotaiobeiras.jpg
Eder Vagner, acusado de assalto à mão armada, é um dos foragidos da Cadeia de Taiobeiras

Quatro dos cinco detentos que fugiram da Cadeia Pública de Taiobeiras, no último dia 05 de dezembro, continuam desaparecidos e a Polícia ainda não tem nenhuma pista do paradeiro dos bandidos.

A fuga aconteceu após cerrarem as grades da janela da cela e pularem, tranquilamente, os muros do pátio sem nenhum tipo de incômodo, pelo contrário, com uma facilidade incrível. Na ocasião, o então delegado Alessandro da Silva, que foi transferido para Santa Luzia, nada divulgou e, sequer, publicou uma nota dando explicações à população. O mais estranho é que nenhuma autoridade do município cobrou explicações do delegado e muito menos dos agentes penitenciários.

A informação é de que os quatro bandidos espertinhos, que cegaram os vigias e continuam foragidos, são: Luiz Araújo de Amorim, de Cândido Sales/ BA; Ademir Marcedo, de São Paulo/ SP; Aldeir Souza Jardim, de Araçuaí/ MG; Éder Vagner Barbosa Soares, de Passos/ MG. Até então, o único que foi recapturado é Arley Barbosa dos Santos, 22 anos, de Taiobeiras. A cela tinha oito detentos, mas três não quiseram fugir.

Colisão entre Fiat Uno e caminhão mata duas crianças e um motorista na BR-251, em Salinas

A colisão entre um Fiat Uno e um caminhão, ontem às 16h30, deixou três mortos na BR-251, em Salinas. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o motorista do carro, placa JQL 4411 de Jequiá (Bahia), perdeu o controle e bateu lateralmente no caminhão de carga, placa JSU 9223 de Camaçari (Bahia). O motorista do Uno, de 54 anos, e dois meninos, um de 6 e outro de 9 anos, morreram no local. Os corpos foram encaminhados para o IML de Salinas. Outras duas ocupantes do Fiat Uno ficaram gravemente feridas e foram levadas para o hospital de Salinas. Uma outra pessoa que estava no Uno e o motorista do caminhão não se feriram.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Descaso da Copasa de Taiobeiras trás sofrimento ao povo do bairro Planalto

Há um ano atrás,relatamos este mesmo problema no bairro planalto: a falta de água, um desrespeito total em relação a população deste bairro em nossa cidade. Um povo humilde, trabalhador, batalhador, que infelizmente não tem seus direitos preservados. Um descaso total, que causa sofrimento, revolta, indignação e muita dor. Na época , o responsável pelos trabalhos da copasa em nossa cidade esteve no Programa da Norte Mais FM ( Boca no Trombone), a promessa seria que haveria algumas medidas para sanar o problema, medidas estas que funcionou durante alguns dias e depois o descaso continuou. Será que se o bairro planalto fosse um bairro nobre este problema existiria La? Difícil né gente . Algo precisa ser feito pela autoridades competentes, este não é um problema do nosso povo e sim um problema da copasa, que teve tempo suficiente para resolver este fato, mas infelizmente até o momento nada foi feito. Até quando o nosso povo sofrerá este descaso? A copasa sendo uma empresa tão bem sucedida e renomada, será que não tem verba para resolver este problema? Ou será que o povo do planalto não merece respeito? Será que o dinheiro do povo do planalto não tem a mesma valia que os demais bairros.
O problema do planalto é um fato isolado na cidade que sensibiliza bastante a todos nós, pois além de viverem em uma situação bastante difícil tem que sofrer ainda o descaso da falta de água, quando temos conhecimento que não estamos em um período de escassez de água.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Aprovados para Guarda Mirim de Taiobeiras

Saiu dia 10 de fevereiro o resultado do processo seletivo da Guarda Mirim de Taiobeiras – MG

01 – Maxwell Gomes dos Santos
02 – João Vítor Teixeira Lucas
03 – Thúlio Henrique Martins Ferreira
04 – Wendel Ramon Ferreira
05 – Wallison de Oliveira
06 – Fabiano Oliveira dos Santos
07 – Anisio Wallace Barbosa Célio
08 – Alna Patrick Gonçalves Almeida
09 – Túlio Cleyton Ferreira Braga
10 – Marcos Antônio Souza Almeida
11 – Ewerton Almeida Ferreira
12 – Carlos Henrique Santana de Souza
13 – Cleidson Ferreira dos Santos
14 – Isac Evangelista Ferreira
15 – vinícios Santos Gomes
16 – Rômulo Saulo Lucas
17 – Alexsaymon Freitas Costa
18 - Dieymisson Mendes da Silva
19 – Wudson Kalio Miranda de Carvalho
20 – Kelven Alan dos Santos

Lista de Espera

21 – Rafael da Silva Soares
22 – Valdivio Mendes Cardoso
23 – Igor Barbosa Neves
24 – Erick Vinícius Alves Rocha
25 – Vinicius Pereira de Oliveira
26 – Arthur Almeida Araújo
27 – Daniel Martins Moreira
28 – Davi de Oliveira
29 – Felipe Poles Santos
30 – Nielton Ferreira Sales
31 – Niw Anderson Gomes de Oliveira
32 – Jonatas Evangelista Ferreira
33 – Ariel Schumaker de Oliveira
34 – Hudson Yuri Gonçalves Almeida
35 – Diemerson Celso Barbosa
36 – Rafael Gomes da Silva
37 – Valácio Luiz de Oliveira
38 – Welton Gonçalves
39 – Vagner Araújo Costa
40 – Wesley Lima Santos

A Companhia da Polícia Militar informa que os aprovados deverão comparecer ao quartel no dia 14/02/2011 às 08h30min para receberem as primeiras instruções e apresentarem os seguintes documentos:
1. RG ou certidão de nascimento - original e cópia;
2. CPF - original e cópia;
3. CTPS (Carteira de Trabalho) - original;
4. Certidão negativa de antecedentes criminais - original;
5. Comprovante de residência;
6. Atestado médico de aptidão para atividades afins da Guarda Mirim - orignal;
7. Duas fotos 3x4 - original;
8. Declaração expedida pela escola em que o candidato esteja devidamente matriculado - original;
9. Declaração expedida pela assistência social da Prefeitura de Taiobeiras que comprove a carência socioeconômica da família do candidato - original.

Os candidatos deverão apresentarem-se de calça jeans, camiseta branca e tênis preto com meia branca. Mais informações em (38) 3845-1106.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Salinas e Taiobeiras serão beneficiadas com o ‘ICMS Solidário’

http://i236.photobucket.com/albums/ff289/diegoshark/Taiobeiras/TaiobeirasIcmssolidario.jpg
Deputados debateram o projeto desde o ano de 2007

ALTO RIO PARDO – A partir do dia 11 de janeiro começaram a valer as novas regras para distribuição da cota parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS pertencente aos municípios, prevista na Lei 18.030. A lei aprovada pela Assembleia é o resultado de anos de debates entre deputados, especialistas, gestores públicos e sociedade organizada. A medida também contou com a colaboração de 100 sugestões de mudança, encaminhadas por representantes de 382 municípios, incluindo 235 prefeitos.

O ICMS Solidário, como ficou conhecido, de competência estadual, figura como uma das principais fontes de receita tributária dos municípios, pois o governo do estado repassa 25% da arrecadação às prefeituras. Com as mudanças, 176 cidades mineiras perderam recursos, mas, em contrapartida, outras 677 cidades receberão R$ 265 milhões a mais de ICMS, pois a lei tem como objetivo desconcentrar a distribuição do ICMS, tirando dos municípios ricos e transferindo para os mais pobres. Antes, a lei era chamada de “Robin Hood”, e agora, com as mudanças, passou para “ICMS Solidário”.

Com os novos critérios para distribuição do imposto, os municípios industrializados perderam receita, já que foi reduzido o índice do Valor Adicionado Fiscal (VAF) de 79,68% em 2010 para 75% em 2011. O município com maior perda financeira é Betim, que deverá receber R$ 52 milhões a menos em 2011. Já Sete Lagoas deve ser a mais beneficiada, pois deverá receber R$ 13 milhões a mais.

Folha Regional fez um levantamento do ICMS arrecadado pelos municípios de Salinas e Taiobeiras em 2010, e concluiu que os valores repassados anualmente serão reajustados significativamente, sendo suficientes para bons investimentos, inclusive em obras com recursos próprios.

Conforme a Associação Mineira dos Municípios – AMM, a maior arrecadação de ICMS na região Alto Rio Pardo é em Salinas, onde a receita pelo índice de 2010, repassado pelo Governo de Minas, foi de R$ 4,24 milhões. E agora, pelo índice novo, a projeção do ICMS no ano de 2011 é de R$ 4,82 milhões, um aumento de 13%, que representa R$ 579 mil a mais nos cofres salinenses.

Já Taiobeiras, também conforme a AMM, abocanhou R$ 3,76 milhões de ICMS em 2010, e para 2011, a projeção é de R$ 4,33 milhões, um aumento de 15%, que representam R$ 575 mil a mais de receita.

Fatos de Cidade grande agora faz também parte da rotina de Taiobeiras

Na noite do dia 09 de fevereiro, por volta das 20:50 horas, viatura da polícia militar foi a ionada à rua Dos Pereira, 439, centro desta cidade pelas vítimas Divaldo Tavares Amorim, 53 anos e Alda Soares dos Santos, 24 anos, que relataram aos militares que se encontravam em sua residência, momento que a casa foi invadida por um elemento até o momento não identificado que estava disfarçado com uma touca tipo ninja, e armado de revólver, anunciou o assalto, exigindo das vítimas dinheiro. Após fazer várias ameaças o assaltante roubou uma corrente de ouro que era usada por Divaldo e a quantia de R$ 50,00 reais de Alda, tendo em seguida trancado as vítimas num dos quartos da casa. O assaltante vasculhou a casa e fugiu com o carro Ford Fiesta, cor preta que pertence a família juntamente com os documentos pessoais de Divaldo e documentos do veículo roubado. De posse das informações recebidas viaturas da PM fizeram intenso rastreamento e por volta das 00:30 horas localizaram o veículo abandonado na rua Unaí no bairro Nilton Junior em local ermo e mal iluminado, sem o aparelho de som. Os documentos do veículo e da vítima não foram localizados. A polícia militar continua efetuando levantamentos e o meliante pode ser identificado e capturado a qualquer momento.

Filho ameaça a própria mãe

Também no dia 06 de fevereiro, por volta das 20:00 horas viatura policial deslocou até a avenida Ipiranga, 46, Bom Jardim, atendendo solicitação da vítima Eldi Alves Cardoso, 46 anos que relatou aos militares que o seu filho Rodrigo Mendes de Oliveira, 19 anos, havia chegado em casa bastante exaltado, apresentando sintomas de ter feito uso de sustância entorpecente, e sem motivos aparentes armou-se com uma faca e passou a ameaçá-la de morte. Com base nas informações recebidas no local dos fatos os militares saíram em rastreamento e localizaram o autor ainda de posse da faca utilizada para as ameaças contra a própria mãe, motivo pelo qual o autor recebeu voz de prisão em flagrante, sendo conduzido para a delegacia.

Adolescentes roubam mercadinho em Taiobeiras

No dia 06 de fevereiro, por volta das 11:20 horas, a polícia militar foi acionada na rua Ipanema, bairro Bom Jardim, pela vítima Adenilson Miranda que relatou aos militares que se encontrava trabalhando no interior do Mercadinho Nilton Junior, do qual é proprietário, quando lá chegou dois autores, com aspecto de serem adolescentes, sendo que um deles estava armado de revólver, anunciando o assalto, subtraindo aproximadamente R$ 350,00 reais do caixa, fugindo em seguida numa bicicleta de cor preta. Houve rastreamento porém os autores não foram localizados.

Homem foge e deixa revólver para trás

No dia 05 de fevereiro, por volta das 22:30 horas, viatura da PM fazia patrulhamento preventivo pela avenida São João, altura do nº 699, quando depararam com Amós Ferreira dos Santos, 23 anos, sendo que este estava em atitude suspeita. Os militares ao deslocarem em direção ao suspeito para abordá-lo, e este percebendo a ação dos militares, saiu correndo deixando para trás um revólver calibre .38, cromado, municiado com seis cartuchos. O autor não foi localizado apesar das buscas realizadas pelos militares nas imediações para onde o autor correu.

Homem agride mulher sem motivos aparentes

No dia 04 de fevereiro, por volta das 21:40 horas, viatura policial militar foi acionada na avenida Ipiranga, bairro Bom Jardim, pela solicitante Marlene Marques que relatou aos militares que o autor Manoel Messias de Oliveira, 38 anos que é seu padastro havia agredido a sua mãe a senhora Laury Maria de Jesus, 45 anos e seu irmão menor de quinze anos, alegando ainda que o fato se deu por motivos fúteis. O autor tão logo viu a chegada dos militares fugiu do local saltando muros de casas vizinhas, porém foi perseguido e preso em flagrante. As vítimas apesar de apresentarem algumas lesões dispensaram atendimento médico.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Taiobeiras é a cidade mais violenta da região

http://i236.photobucket.com/albums/ff289/diegoshark/Taiobeiras/policialtaiobeiras.jpg
Major Edvar: "Taiobeiras e Salinas precisa de mais policiais"

O Major Edvar de Souza, comandante da Polícia Militar nesta região, concedeu entrevista a este Jornal e apresentou os números da criminalidade em todas as cidades da região. Ele também fez um balanço das ações e do cumprimento de metas, além de apontar os principais problemas da região. “Conseguimos grandes avanços em 2010, pois baixamos os índices de criminalidade violenta em 14 cidades da região”, comemora o Major.

Uma das lamentações do comandante foi o não cumprimento da meta de homicídio em 2010, que registrou aumento de 23% na região, enquanto que os latrocínios aumentaram em 100%. “Não conseguimos diminuir os homicídios nos 16 municípios da Companhia, mesmo tendo apreendido muitas armas”, disse o Major. “Muitos homicídios envolvem a questão da honra e isso é cultural na região. É um tipo de crime muito difícil de combater, não basta ter viatura; é muito mais complexo”, analisa o Major, reafirmando que a maioria dos crimes na região são passionais.

De modo geral, o número de crimes violentos em 2010 baixou consideravelmente se comparado com 2009, pois foi registrada uma queda de 45% em toda a região. Foram 199 crimes violentos no Alto Rio Pardo em 2009, contra 110 em 2010. “Conseguimos cumprir todas as outras metas e nos orgulhamos de ter um dos índices de violência mais baixo de Minas”, comentou o Major.

Quando o assunto é violência, Taiobeiras é o maior problema da Companhia Independente pelo 2º ano consecutivo. Em 2010, foram registrados 34 crimes violentos no município, a maior quantidade no Alto Rio Pardo. Mesmo assim, os números representam queda de 24%, já que em 2009 foram registrados 45 crimes. Mesmo com a queda do índice, Taiobeiras permanece sendo a mais violenta do Alto Rio Pardo.

No mês de dezembro e na 1ª quinzena de janeiro o alerta foi total em Taiobeiras, pois historicamente eram registrados muitos crimes neste período, já que chegam muitas pessoas de outros estados. Por isso, o patrulhamento foi intenso. “Aumentamos o policiamento e diferenciamos a atuação ao colocarmos os policiais do serviço interno nas ruas”, explicou o Major, garantindo a paz na cidade.

Em Salinas foram registrados 21 crimes violentos em 2010, uma queda de 42%, já que em 2009 a PM havia registrado 36 crimes. A 3ª cidade da região mais violenta é Rio Pardo de Minas, com 19 crimes violentos, contra 26 ocorridos em 2009, queda de 27%. Já em São João do Paraíso a queda da violência foi fantástica, sendo registrados apenas 8 crimes violentos, contra 25 em 2009, uma diminuição de 68%. “Em 2011 vamos priorizar as ações em Taiobeiras e Salinas, pois nas outras cidades a situação está tranquila”, informou o Major, lembrando que em Rio Pardo e São João os índices de segurança melhoraram muito.
Segundo o Major, Taiobeiras precisa de, no mínimo, 45 policiais apenas para fazer a ronda 24 horas por dia, e atualmente só conta com 36 homens. Já para Salinas é preciso de 35 policiais e hoje só conta com 24. Outra prioridade é transformar o Destacamento de São João do Paraíso em Pelotão, pois a cidade só tem 11 policiais e precisa de, no mínimo, 18. “Esperamos esse reforço policial após o próximo concurso da Polícia, que está em andamento”, disse.

Social – Major Edvar de Souza pretende também implantar importantes projetos sociais nas principais cidades do Alto Rio Pardo, como os Conselhos Comunitários de Segurança Pública, que já está em andamento em Taiobeiras e Salinas. Ele quer também criar quartel para atender os bairros, abrigando os policiais e a guarda municipal. “Essas estruturas não resolvem os problemas de segurança, mas deixa a polícia perto dos problemas”, comentou.

Acidente com três caminhões mata duas pessoas perto de Salinas

Duas pessoas morreram e outra ficou ferida, às 20h30 de ontem, num acidente envolvendo três caminhões, na localidade de Vale das Cancelas, próximo a Salinas, na BR-251. Morreram Luciano Cavalcanti Almeida, 48, de Pernambuco e Agnaldo Junker Rocha, 34, de Santa Catarina. A pessoa que se feriu foi levada para hospital de Salinas, em estado grave. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, um dos caminhões, de Pernambuco, perdeu os freios na serra, colidiu na traseira de outro caminhão do Paraná que transportava cerâmica, e, após voltar para a pista, bateu de frente no terceiro caminhão de Santa Catarina, que estava carregado com pedras. Este último caminhão pegou fogo. Por causa do acidente, o trânsito próximo a Salinas foi feito em meia pista até o início desta tarde. Os motoristas precisam redobrar a atenção ao passar pelo local.

Imprudência coloca a vida de terceiros em risco na cidade

Na noite do dia 30 de janeiro, guarnição policial militar efetuava patrulhamento na avenida Barbacena com avenida do Contorno quando depararam com o veículo Fiat Uno, cor cinza, conduzido por Valdeir de Oliveira Costa, 45 anos, que transitava em alta velocidade pela via, momento que o condutor realizou uma manobra perigosa, motivo pelo qual seu veículo rodopiou atravessou a pista, colocando em risco pedestres que estava sobre a calçada. Os militares abordaram o condutor que tentou fugir do local, porém foi detido e constatado que o mesmo apresentava visíveis sintomas de embriaguez. Ao tentar parlamentar com o condutor o seu filho Wesley Alex de Oliveira Santos, 24 anos, em apoio ao pai embriagado passou a desacatar os militares preferindo várias palavras ofensivas e de baixo calão, denegrindo a condição humana e profissional dos militares ali atuando em prol da segurança pública, motivo pelo qual ambos receberam voz de prisão em flagrante, o condutor pelo crime de direção perigosa e embriagues ao volante, fato que foi devidamente constatado em relatório pelo médico de plantão do hospital Santo Antônio para onde o mesmo foi conduzido e o pois se negou a realizar o teste do bafômetro e seu filho Wesley, foi preso pelo crime de desacato a autoridade devidamente constituída. Em conseqüência de suas atitudes o condutor teve sua CNH recolhida e o veículo apreendido.

Acidente na Avenida da saudade deixa homem em estado grave

Também na tarde do dia 30 de janeiro, por volta das 18:20 horas houve um grave acidente na avenida da Saudade, próximo ao posto Patativa, onde a vítima José Oliveira dos Santos, 28 anos, transitava em sua motocicleta pela avenida da Saudade momento que chocou-se contra um caminhão que estava estacionado próximo ao posto de gasolina sofrendo vários ferimentos na cabeça e face. A vítima foi socorrida por uma unidade do SAMU, até o hospital onde ficou internado. O médico que atendeu a vítima relatou que seu estado é grave e que precisará ser removido para a cidade de Montes Claros. O condutor da moto é inabilitado.

Mulher é ameaçada pelo eis companheiro

No dia 30 de janeiro, por volta das 16:20 horas a PM atendeu solicitação na avenida do Contorno, 4445, Sagrada Família, da vítima Maria Eunice Pereira da Silva, 41 anos que relatou aos militares que estava sendo vítima de agressões em data anterior e de ameça na data atual pelo seu ex companheiro Geraldo Viana dos Santos, 37 anos, que não se conformou com a separação do casal, motivo pelo qual passou a perseguir a vítima, bem lhe ameaçar de morte, sendo que desta vez o autor estava armado com um machado a ameaçando de morte. Os militares conseguiram localizar Geraldo que foi preso em flagrante delito, só não conseguindo localizar o machado que já havia sido escondido pelo autor. Várias testemunhas presenciaram as ameças de Geral contra Maria Eunice.

Posto Ale de Mirandópolis é assaltado mais uma vez

No dia 30 de janeiro, por volta das 14:00 horas policiais militares atenderam solicitação de funcionários dos posto de gasolina Ale, localizado na comunidade de Mirandópolis, onde dois funcionários daquele posto relataram aos militares que se encontravam trabalhando no posto momento que chegou ao local dois homens numa motocicleta de cor preta, com placa tampada e que o passageiro armado com uma arma de fogo apontada para uma das vítimas anunciou o assalto roubando do posto aproximadamente R$ 350,00 reais em dinheiro, fugindo em seguida em direção a zona rural. Várias viaturas foram até o local, mas até o momento os ladrões não foram localizados. As vítimas não foram agredidas.

Filho agride pai e mãe

No dia 30 de janeiro, por volta das 19:30 horas a polícia militar foi acionada na avenida Barbacena, 104, Bom Jardim, pelas vítimas José de Almeida Gomes, 52 anos e sua espôsa Anelza de Souza Gomes, 49 anos, que relataram aos militares que o seu filho o autor Delzanio de Almeida Gomes, 23 anos se encontrava em casa fazendo uso de bebidas alcoólicas e ofereceu a mãe bebida sendo que esta não aceitou motivo pelo qual o autor se irritou com recusa da mãe, pessando a agredí-la com socos, o pai do autor ao presenciar o fato interviu em defesa da espôsa sendo também agredido pelo autor com pauladas o que causou ferimentos na cabeça do mesmo. Em seguida as agressões o autor colocou para foa de casa os pais trancando as portas. Os militares diante da situação com autorização dos proprietários da casa forçaram a entrada e foram atacados pelo autor com um pedaço de madeira. O autor por não conseguir a gredir os militares fugiu em desabalada carreira pelos fundos da casa pulanado diversos muros. As vítima foram socorridas ao hospital onde ficaram sob cuidados médicos.